Os índices financeiros podem ser classificados, por uma questão de conveniência, em cinco categorias principais: liquidez, atividade, endividamento, lucratividade e valor de mercado. Basicamente, os índices de liquidez, atividade e endividamento medem risco; os de lucratividade medem retorno; os de valor de mercado capturam tanto risco quanto retorno.
Como regra geral, os dados necessários para a realização de uma análise financeira adequada incluem, no mínimo, a demonstração de resultado do exercício e o balanço patrimonial.
Pág. 51- princípios de administração financeira – Lawrence J. Gitman – 12ª edição
Em nossas próximas postagens e de forma aleatória faremos menção exemplificando cada categoria apresentada acima!
Caso você não tenha a menor ideia de como apurar e para que serve cada índice, vale muito nos acompanhar pelas redes sociais e passar a tomar conhecimento de uma forma direta e eficaz!
Sendo você conhecedor do assunto, aplicando cada um dos indicadores, faça um exame de consciência para se certificar que todos eles lhe dão confiança nos resultados que apresentam; afinal, indicador sem confiabilidade não serve para nada a não ser que você goste de ser enganado ou enganar!
Uma gestão séria e sólida, certamente usa seus indicadores não tão somente para validar os resultados aferidos, mas também para corrigir os desvios apresentados, além de apresentar aos stakeholders!