Certo de que a maior diferença entre “Consultoria” e “Assessoria”, está na simples definição de que uma identifica e aponta soluções e a outra além de identificar e apontar soluções se envolve na execução, fica assim de fácil entendimento a frustração de alguns quando ao contratarem a atividade errada se sentem enganados sem a entrega devida naquilo que pretendiam receber.
Vale ressaltar ainda que algumas empresas não têm mão de obra devidamente qualificada para receber uma Consultoria, fazendo com que o resultado entregue pelos serviços contratados não sejam positivos.
Gestores devem conhecer o perfil de seus colaboradores para acertar na contratação dos serviços.
Muitos colaboradores tremem ao executar aquilo que foi apontado pela consultoria, a menos que a mesma deixe tudo muito bem detalhado (passo a passo). Muitas vezes a Consultoria vem precedida de Assessoria justamente para conclusão mais eficaz dos trabalhos.
É comum a contratação de Consultoria onde a entrega dos serviços contratados se prolongam por faltar colaboradores capacitados, e porque não dizer por sobrar aqueles que vivem fazendo “corpo mole” para executar o que está sendo orientado, provocando com isso um prolongamento das atividades contratadas e onerando os cofres da empresa.
Entendemos que não cabe ao Assessor executar as atividades, mas sim, diferentemente do Consultor, deve estar ao lado do executante para lhe assessorar a colocar em prática seus aconselhamentos.
Certamente não estamos dizendo que uma é melhor que a outra, simplesmente chamamos a atenção para o que lhe é adequado conforme o tema, setor, departamento e divisão a ser aplicada.
O mercado tem sinalizado, principalmente no âmbito das pequenas e médias empresas, que empresários estão resistentes ao Consultor, uma vez que muitos identificam dizendo o que tem para fazer e jamais conseguem dizer como executar. Assim preferem contratar Assessoria.
Saiba contratar! Muitas vezes se faz necessário contratar Consultoria com Assessoria. Afinal, em alguns casos ambas se completam e são necessárias.