Uma das respostas que os gestores mais buscam em suas empresas é o custo dos seus serviços e ou produtos! Isso tem um peso enorme nas suas estratégias e certamente na definição do valor de venda!
Não importa qual o meio a sua empresa utiliza para identificação dos custos! O que importa é que necessitará saber de seus valores.
Quando você se depara com as nomenclaturas de custo direto, indireto, variável ou fixo, isso chega a dar dor de cabeça para o gestor, mas setores industriais, comerciais e de serviços, necessitam mensurar! Só para lembrar: “Custo apurado errado é péssimo para os negócios.”
Traremos a seguir, informações sucintas sobre os tipos de custos, pois cada ramo de atividade, cada negócio tem suas particularidades. Portanto vamos as definições:
- Custo direto é o valor relacionado a um determinado objeto ou serviço com uma identificação clara e efetiva;
- Custo indireto é o valor relacionado a um determinado objeto ou serviço, mas sem uma identificação efetiva, sendo muitas vezes alocado por rateio;
- Custo variável é o valor relacionado a um determinado objeto ou serviço, que se altera em proporção a alteração do objeto ou serviço;
- Custo fixo é o valor relacionado a um determinado objeto ou serviço, que não se altera em proporção a alteração o objeto ou serviço.