Atendimento de Segunda a Sexta9h as 17h
SedeVila Velha - ES
Siga-nos em nossas redes sociais:

Índices financeiros – Liquidez

18 de novembro de 2020
Indices - Liquidez

A liquidez de uma empresa é medida em termos de sua capacidade de saldar suas obrigações de curto prazo à medida que se tornam devidas. A liquidez diz respeito à solvência da posição financeira geral da empresa – a facilidade com que pode pagar suas contas em dia. Como um precursor comum de dificuldades financeiras é uma liquidez baixa ou em declínio, esses índices podem fornecer sinais antecipados de problemas de fluxo de caixa e insolvência iminente do negócio. As duas medidas fundamentais de liquidez são o índice de liquidez corrente e o índice de liquidez seca.

  • Índice de liquidez corrente, um dos índices financeiros mais comumente citados, mede a capacidade da empresa de pagar suas obrigações de curto prazo. É expresso como: (Ativo circulante / Passivo circulante)
    • De modo geral, quanto maior o índice de liquidez corrente, mas líquida a empresa. Um índice igual a 2.0 pode ser considerado aceitável, mas isso depende do setor em que a empresa atua. Por exemplo, um índice de liquidez corrente de 1,0 seria aceitável para uma empresa de serviços públicos, porém inaceitável para uma indústria. Quanto mais previsíveis os fluxos de caixa de uma empresa, menor o índice aceitável.
  • Índice de liquidez seca assemelha-se ao de liquidez corrente, mas exclui do cálculo o estoque, que costuma ser o menos líquido dos ativos circulantes. A liquidez geralmente baixa do estoque resulta de dois fatores principais: (1) muitos tipos de estoque não podem ser facilmente vendidos porque são itens semiacabados, itens de propósito especial e assemelhados e (2) o estoque costuma ser vendido a prazo, o que significa que se torna uma conta a receber antes de se converter em caixa. É calculado da seguinte forma: (Ativo circulante – Estoques / Passivo circulante)
    • Um índice de liquidez seca de 1,0 ou mais é, por vezes, recomendado, mas, como no caso da liquidez corrente, o valor aceitável depende em grande medida do setor em questão. O índice de liquidez seca só fornece uma medida melhor da liquidez geral quando o estoque da empresa não pode ser facilmente convertido em caixa. Se o estoque for líquido, o índice de liquidez corrente será uma medida preferível da liquidez geral.

Pág. 51 e 52- item 2.3 – Princípios de administração financeira – Lawrence J. Gitman – 12ª edição

Também queremos mencionar outros dois indicadores muito importantes:

  • Índice de Liquidez Imediata que é bem conservador e considera apenas o valor em caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata. Tem uma enorme importância para analisar a situação de curto-prazo da empresa e é calculado assim: (Disponível / Passivo circulante)
  • Índice de Liquidez Geral leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, sendo calculado assim: (Ativo circulante + Realizável a longo prazo / Passivo circulante + Passivo não circulante)

Recomenda-se o estudo dos quatro índices de forma simultânea e comparativa, além dos demonstrativos da empresa bem estruturados, classificação adequada dos movimentos em cada conta.

Ressaltamos a necessidade de saber fazer a leitura correta dos indicadores para permissão de crédito aos seus clientes! A empresa fornecedora deve ter muito bem definidos os critérios de análise em setor de atividade dos seus clientes, uma vez que cada um tem suas peculiares, assim uma análise com a visão comercial ou de serviços e até para uma indústria, sempre deve ter critérios diferentes e nunca deixar de identificar também o segmento de cada setor.

Uma gestão séria e sólida, certamente usa seus indicadores não tão somente para validar os resultados aferidos, mas também para corrigir os desvios apresentados, além de apresentar aos stakeholders!

Necessitando, temos especialista para implantar e ou ajudar na correção dos indicadores!

FAMACONContato
Auditoria, Consultoria & Treinamentos
ÁREA DE ATUAÇÃOEm todo Brasil
https://famacon.com.br/wp-content/uploads/2020/03/img-footer-brasil.png
NORTE
NORDESTE
CENTRO OESTE
SUDESTE
SUL
SIGA-NOSFamacon nas Redes Sociais
Conheça a Famacon
FAMACONContato
Auditoria, Consultoria & Treinamentos
ÁREA DE ATUAÇÃOEm todo Brasil
NORTE
NORDESTE
CENTRO OESTE
SUDESTE
SUL
SIGA-NOSFamacon nas Redes Sociais
Conheça Famacon

Siga este site

Receba cada post novo diretamente na sua caixa de entrada.